APELO

APELO
Todos são bem vindos

sábado, 14 de julho de 2012

Semana dos Palhaços




Vai decorrer na cidade de Évora, de 19 de Julho a 29 de Julho a “Semana dos Palhaços.”
Este festival, organizado pelo PIM TEATRO que conta com a colaboração de diversos palhaços oriundos de Portugal, Espanha e América Latina, desenvolver-se-á em diversos espaços urbanos, entre os quais se destacam os Jardins da Malagueira e Casa do Alto de São Bento-Oficinas de Criação Artística (sede do Pim Teatro) e alguns espectáculos no Centro da cidade: Praça do Giraldo, Parque Infantil do Jardim Público e outros.
É o segundo ano consecutivo em que ocorre, desta vez com mais intervenientes do que o anterior e com menos apoios por parte dos órgãos institucionais, que disponibilizaram pouco mais do que zero para que ele se concretizasse, apesar de tudo o que escasseia em meios, sobra em vontade e em solidariedade, quer dos artistas que nele participam, quer da população da cidade que disponibilizou alojamento nas suas casas, e de alguns restaurantes, Cafetaria S. Humberto e Restaurante bar Spettus  que se prontificaram a fornecer a alimentação aos intervenientes. Sobra sobretudo na vontade dos artistas, que vêm participar com o mínimo de custos para a organização, num gesto de solidariedade e amor pelo que fazem. Isto só é possível pelo impacto que teve a edição anterior, que provou o quanto as atividades de cariz cultural são bem-vindas a esta cidade de um interior abandonado e esquecido pelos gabinetes do poder central. Ficam assim abertas as portas para que se concretizem os objetivos pretendidos.
Afirmar, promover e divulgar Évora e o seu Centro Histórico como espaço teatral/performativo por excelência.
Festejar o encontro transformador entre artistas e comunidades;
Divulgar experiências e práticas do Clown na Comunidade em Portugal e no Mundo;
Promover o encontro de artistas e pedagogos do Clown, através do intercâmbio de experiências e da partilha de linhas e metodologias de trabalho;
Contribuir para a formação de atores/atrizes, professores, alunos e educadores quer ao nível das ferramentas expressivas, quer em campos específicos das técnicas de interpretação, através do recurso a formações com especialistas nacionais e estrangeiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário